Por Mariana Ferronato
Para quem nasceu depois de 1994, acredite: houve uma época em que não tínhamos internet. A internet até existia, mas o acesso a ela era restrito a militarese pesquisadores. No Brasil temos acesso a internet oficialmente desde setembro de 1988, contudo a conexão era exclusiva ao setor acadêmico.
A Internet ultrapassou as fronteiras acadêmicas e começou a chegar ao ouvido de muitos brasileiros, em meados de 94. No dia 17 de julho daquele ano, o jornal Folha de S.Paulo dedicou a edição dominical do seu caderno Mais! à “Superinfovia do Futuro”. E anunciava: “nasce uma nova forma de comunicação que ligará por computador milhões de pessoas em escala planetária”. Confira abaixo.
![]() |
Capa caderno Mais! - Folha de São Paulo 17 de Julho de 1994 |
No final de 94, a Embratel iniciou seu serviço de acesso à Internet em caráter experimental. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço. O grande boom da rede aconteceu ao longo do ano de 1996. Um pouco pela melhoria nos serviços prestados pela Embratel, mas principalmente pelo crescimento natural do mercado, a Internet brasileira crescia vertiginosamente, tanto em número de usuários quanto de provedores e de serviços prestados através da rede.
![]() |
A PROFECIA: A matéria veiculada no caderno Mais! - Folha de São Paulo 17 de Julho de 1994, profetizava informando que através da internet seria possível sugrir o vídeo a domicílio, a vídeoconferência, o ecommece e a transmição de som e imagem por computador. Algo banal hoje em dia, não? |
![]() |
Caderno Mais! - Folha de São Paulo 17 de Julho de 1994 |
E o mercado imobiliário?
Você se lembra como eram os sites imobiliários logo que a internet começou a se popularizar no país? Naquele tempo em que a ideia de se ter um site era algo extremamente distante, e até mesmo um tanto "bizarro", como confirma a matéria abaixo, divulgada na Folha de São Paulo de 1999, que apresentava "alguns" sites que ofereciam imóveis na internet e seus recursos como a pesquisa de preço, cidade, e tamanho do imóvel.

Se você não se recorda, não se preocupe, nós do Marketingimob vamos te dar uma forcinha. Utilizamos o site WaybackMachine , uma espécie de museu da internet que guarda cópia dos sites ao longo dos anos para compartilhar a tela da primeira versão dos sites das principais empresas imobiliárias do país. Mais que uma "viagem no tempo", a prova da intensa evolução dos meios de comunicação e da forma como nos comunicamos. O que podemos esperar para os próximos 15 anos?
1. Gafisa - 5 de novembro de 1996
Clique para visualizar
![]() |
Clique para visualizar |

"A caixinha de correio"
2.Cyrela - 10 de janeiro de 1997
Clique para visualizar
Você se lembra? Fontes eram criadas livremente no WordArt, recurso existente no Word, aplicativo do Office da Microsoft. E o pior é que nós achávamos lindo.
![]() |
Clique para visualizar |

3. Tecnisa - 16 de Abril de 1997
Clique para visualizar
Você se lembra? Frases de "seja bem vindo" estampavam boa parte dos sites, estes que eram chamados de "home page".
![]() |
Clique para visualizar |
4. Lopes - 14 de Janeiro de 1998
Clique para visualizar
Você se lembra? Imagens em .gif com movimentos eram comum nos sites do país. Cores e fontes eram utilizadas sem levar em consideração psicologia e técnicas aprimoradas de design. O layout estava longe de ser o forte das criações desenvolvidas.
![]() |
Clique para visualizar |

5. Fernandez Mera - 3 de Novembro de 1999
Clique para visualizar
Você se lembra? Com uma conexão discada que possuía uma velocidade de navegação baixíssima, os sites eram obrigados a possuir pouquíssimas informações e recursos gráficos. A velocidade de conexão é uma das principais responsáveis pelo modo como "consumimos" a internet e seus sites nos tempos atuais.

Clique para visualizar
Coelho da Fonseca - 28 de Dezembro de 1996
Clique para visualizar
Você se lembra? Textos ficavam se movimentando horizontalmente na página com alguma mensagem?
![]() |
Clique para visualizar |
Fonte: Oficina da Net
2 comentários:
Muito bom o post Mariana!
É interessante vermos como os sites evoluíram nesse mercado. Lembro bem dos sites dos meus clientes e ainda hoje encontramos alguns deles "vagando" por aí rs.
A empresa onde trabalho (Base Software) foi uma das pioneiras nesse sentido, pois em 1996 lançou o portal de imóveis BaseHome que
agregava no mesmo endereço imóveis de várias imobiliárias. Desde 2001 possuímos o portal www.casaemcasa.com.br que agrega ofertas de todos os nossos clientes.
Abs,
Gabriela
Ótimo Post, Parabéns.
Legal ver as empresas que saíram na frente desde o começo.
Diretamente do tempo em que a minha Internet ainda era discada.E o WordArt em alta, rssss.
Postar um comentário