Os primeiros sites do mercado imobiliário e o início da internet no Brasil.

Tweet


Por Mariana Ferronato


Para quem nasceu depois de 1994, acredite: houve uma época em que não tínhamos internet. A internet até existia, mas o acesso a ela era restrito a militarese pesquisadores. No Brasil temos acesso a internet oficialmente desde setembro de 1988, contudo a conexão era exclusiva ao setor acadêmico. 

A Internet ultrapassou as fronteiras acadêmicas e começou a chegar ao ouvido de muitos brasileiros, em meados de 94. No dia 17 de julho daquele ano, o jornal Folha de S.Paulo dedicou a edição dominical do seu caderno Mais! à “Superinfovia do Futuro”. E anunciava: “nasce uma nova forma de comunicação que ligará por computador milhões de pessoas em escala planetária”.  Confira abaixo.


Capa caderno Mais! - Folha de São Paulo 17 de Julho de 1994
No final de 94, a Embratel iniciou seu serviço de acesso à Internet em caráter experimental. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço. O grande boom da rede aconteceu ao longo do ano de 1996. Um pouco pela melhoria nos serviços prestados pela Embratel, mas principalmente pelo crescimento natural do mercado, a Internet brasileira crescia vertiginosamente, tanto em número de usuários quanto de provedores e de serviços prestados através da rede. 


A PROFECIA: A matéria veiculada no caderno Mais! - Folha de São Paulo 17 de Julho de 1994, profetizava informando que através da internet seria possível sugrir o vídeo a domicílio, a vídeoconferência, o ecommece e a transmição de som e imagem por computador. Algo banal hoje em dia, não? 

Caderno Mais! - Folha de São Paulo 17 de Julho de 1994



E o mercado imobiliário?

Você se lembra como eram os sites imobiliários logo que a internet começou a se popularizar no país? Naquele tempo em que a ideia de se ter um site era algo extremamente distante, e até mesmo um tanto "bizarro", como confirma a matéria abaixo, divulgada na Folha de São Paulo de 1999, que apresentava "alguns" sites que ofereciam imóveis na internet e seus recursos como a pesquisa de preço, cidade, e tamanho do imóvel. 


Se você não se recorda, não se preocupe, nós do Marketingimob vamos te dar uma forcinha. Utilizamos o site WaybackMachine , uma espécie de museu da internet que guarda cópia dos sites ao longo dos anos para compartilhar a tela da primeira versão dos sites das principais empresas imobiliárias do país. Mais que uma "viagem no tempo", a prova da intensa evolução dos meios de comunicação e da forma como nos comunicamos. O que podemos esperar para os próximos 15 anos?



1. Gafisa - 5 de novembro de 1996
Clique para visualizar

Você se lembra?  Caixinhas de correio eram o ícone para ilustrar o "e-mail". Também era muito comum ícones que piscavam fazendo parte do menu do site da empresa. 

Clique para visualizar

"A caixinha de correio" 



2.Cyrela - 10 de janeiro de 1997
Clique para visualizar

Você se lembra?  Fontes eram criadas livremente no WordArt, recurso existente no Word, aplicativo do Office da Microsoft. E o pior é que nós achávamos lindo. 


Clique para visualizar





3. Tecnisa - 16 de Abril de 1997
Clique para visualizar

Você se lembra?  Frases de "seja bem vindo" estampavam boa parte dos sites, estes que eram chamados de "home page". 

Clique para visualizar



4. Lopes - 14 de Janeiro de 1998
Clique para visualizar

Você se lembra?  Imagens em .gif com movimentos eram comum nos sites do país. Cores e fontes eram utilizadas sem levar em consideração psicologia e técnicas aprimoradas de design. O layout estava longe de ser o forte das criações desenvolvidas.

Clique para visualizar


5. Fernandez Mera - 3 de Novembro de 1999
Clique para visualizar

Você se lembra?   Com uma conexão discada que possuía uma velocidade de navegação baixíssima, os sites eram obrigados a possuir pouquíssimas informações e recursos gráficos. A velocidade de conexão é uma das principais responsáveis pelo modo como "consumimos" a internet e seus sites nos tempos atuais. 

Fernandez Mera Site
Clique para visualizar


Coelho da Fonseca - 28 de Dezembro de 1996
Clique para visualizar

Você se lembra?   Textos ficavam se movimentando horizontalmente na página com alguma mensagem?

Clique para visualizar




Fonte: Oficina da Net


2 comentários:

Gabi Mizarela disse...

Muito bom o post Mariana!
É interessante vermos como os sites evoluíram nesse mercado. Lembro bem dos sites dos meus clientes e ainda hoje encontramos alguns deles "vagando" por aí rs.
A empresa onde trabalho (Base Software) foi uma das pioneiras nesse sentido, pois em 1996 lançou o portal de imóveis BaseHome que
agregava no mesmo endereço imóveis de várias imobiliárias. Desde 2001 possuímos o portal www.casaemcasa.com.br que agrega ofertas de todos os nossos clientes.
Abs,
Gabriela

Robison Calaça disse...

Ótimo Post, Parabéns.

Legal ver as empresas que saíram na frente desde o começo.
Diretamente do tempo em que a minha Internet ainda era discada.E o WordArt em alta, rssss.

COMPARTILHE

Seguidores

siga no Twitter

 
Marketingimob - Marketing Imobiliário © 2010 | Designed by | Back to top